A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) dedicará a próxima Semana Nacional de Migração -a ser realizada entre os dias 2 e 8 de janeiro em todas as diocese e paróquias do país- a refletir sobre a família migrante sob o lema "Renovando a esperança, procurando a justiça".

Em declarações difundidas pela USCCB, o Presidente do Comitê de Assuntos Migratórios da entidade e Arcebispo Coadjutor de Los Angeles, Dom José Gómez, assinalou que "a pobreza sistemática, a instabilidade econômica e a carência de emprego são as causas fundamentais que dão origem à emigração não regulada".

O Prelado indicou ademais que "devido às desigualdades econômicas que separam as nações desenvolvidas das nações em desenvolvimento e o importante papel que estas diferenças jogam nos padrões migratórios, os bispos católicos insistiram repetidamente em que uma política migratória de portas abertas não é a solução ao problema da imigração ilegal".

"O desenvolvimento econômico internacional é um componente crucial na gestão dos padrões migratórios", precisou.

Dom Gómez ressaltou também a necessidade de trabalhar pelo desenvolvimento econômico e social nos países de origem dos imigrantes para que as pessoas não se vejam forçadas a emigrar para poder sustentar-se ou encontrar uma vida melhor para suas famílias.

O Arcebispo recordou que os prelados dos Estados Unidos já solicitaram ao governo para "exercer a solidariedade com a comunidade internacional para que ajude a elevar os níveis de vida, defender os direitos humanos e estabelecer instituições políticas complementares no mundo subdesenvolvido para que as pessoas tenham a oportunidade de prosperar em sua terra natal".

A celebração da Semana Nacional da Migração começou há mais de 25 anos quando os bispos decidiram proporcionar aos católicos uma oportunidade para refletir sobre a grande diversidade da Igreja.

Mais informação: http://www.usccb.org/comm/archives/2010/10-239sp.shtml