O Papa Bento XVI agradeceu ao Arcebispo de Santiago de Compostela, Dom Julián Barrio, a "deliciosa acolhida, agradável hospitalidade e contínuas cuidados" que recebeu em sua visita pastoral, que teve lugar no último 6 de novembro, à capital galega.

Em uma missiva remetida com data de 9 de novembro, o Santo Padre explica que, depois de retornar a Roma após a "gozosa experiência eclesiástica e espiritual" a Santiago, onde quis unir-se aos "peregrinos que chegam até os pés do Apóstolo para deixar-se transformar pelo testemunho de sua fé e o fogo de seu amor a Cristo", queria expressar seu "mais sentido reconhecimento" pela acolhida.

"Peço-lhe que faça chegar minha viva gratidão a todos seus colaboradores, assim como as autoridades autonômicas e municipais, às forças de segurança e aos numerosos voluntários, por sua pródiga cooperação na preparação, desenvolvimento e feliz cumprimento desta íntima iniciativa", manifestou Bento XVI em sua carta.

Assim, o Papa assegura-lhe que para "corresponder" aos "nobres e eloqüentes" gestos recebidos em sua visita à Galícia, pede a Deus que "enriqueça a todos os filhos dessas nobres terras com a abundância dos dons de seu amor e misericórdia", para que sirvam de "ajuda na realização de seus deveres pessoais, familiares e sociais".

"Com estes sentimentos, e de uma vez que confio ao amparo do Apóstolo Tiago, os sacerdotes, comunidades religiosas, seminaristas e fiéis dessa amada Arquidiocese, imparto-lhes de coração a bênção apostólica, objeto de copiosos favores divinos", conclui a missiva.