Depois de percorrer mais de 30 mil quilômetros e visitar mais de cinco milhões de pessoas em todo o Chile durante oito meses, a imagem Missionária da Virgem do Carmen, finalizou seu peregrinar neste 12 de dezembro na capital Santiago junto a uma grande quantidade de imigrantes da América Latina e Europa.

Na capital chilena a imagem visitou a prisão de mulheres, o Palácio da Moeda, o Metrô e o mercado Vega Central. Ela também foi vista por estudantes de colégios e universidades, doentes, comunidades indígenas e habitantes de diversas zonas de Santiago.

Durante 246 dias, a imagem que foi um presente do Papa Bento XVI para o ano do Bicentenário da independência do país chegou até os lugares mais recônditos do Chile, levando uma mensagem de esperança às zonas devastadas pelo terremoto e o maremoto de fevereiro deste ano.

A Virgem do Carmo Missionária percorreu o país junto ao Evangelho do Chile, uma cópia do Novo Testamento transcrita a mão por mais de nove mil chilenos, no contexto da Missão Continental que a Igreja na América Latina e no Caribe está impulsionando.

A imagem é obra do escultor equatoriano Ricardo Villalba, está esculpida em madeira e nela se observa que a Virgem leva Jesus nos braços, e está vestida com uma coroa de prata e um manto bordado com estrelas, o escudo e a cruz do Chile, além de sinais dos povos originários do país.