O Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval Íñiguez, afirmou recentemente que a Igreja não mudou de postura sobre a regulação natural da natalidade e que o Papa Bento XVI ensina o mesmo que afirmaram os anteriores Pontífices.

"A Igreja diz que o matrimônio tem dois fins dados por Deus e ambos igualmente importantes: a mútua ajuda do homem e a mulher e a transmissão da vida, portanto, todo ato conjugal dentro do matrimônio, deve estar aberto à vida", indicou o purpurado em declarações a um meio de imprensa local.

Conforme informou a Arquidiocese de Guadalajara, na entrevista o Cardeal disse que embora alguns setores queiram dar a entender que a Igreja mudou de postura, ela segue afirmando que no matrimônio não podem ser utilizados métodos artificiais para impedir a fecundação, como as pílulas, dispositivos, preservativos, entre outros.

Dom Sandoval recordou que Paulo VI disse que os pais de família devem trazer para o mundo os filhos que Deus lhes dê, exercendo uma paternidade responsável. "Essa paternidade responsável não se deve exercer por meio de métodos artificiais, mas sim pelos métodos naturais", precisou.