O Papa Bento XVI escolheu para sua felicitação de Natal uma imagem da Basílica da Sagrada Família, dedicada por ele no dia 7 de novembro, conforme comunicou o Vaticano ao Cardeal Arcebispo de Barcelona, Lluís Martínez Sistach.

Segundo a Arquidiocese, o Pontífice selecionou um "significativo" elemento da Basílica --que até o momento não foi concretizado--, o que aos olhos do Cardeal Sistach põe de relevo o afeto do Papa para com a Arquidiocese, assim como a impressão tão positiva que o Santo padre levou de Barcelona, tal como manifestou ao arcebispo da capital catalã ao dizer-lhe que levava uma lembrança "indelével" da cidade.

Em uma carta publicada pelo Arcebispado, o Papa agradeceu ao Cardeal Sistach os cuidados recebidas em sua visita à cidade de Barcelona, que definiu como uma "gozosa experiência eclesiástica e espiritual".

"Desejo expressar meu mais sentido reconhecimento pela deliciosa acolhida, agradável hospitalidade e os contínuos cuidados que me dispensaram em todos os momentos de minha grata permanência nessa formosa cidade", disse o Papa, pedindo que suas palavras fossem estendidas às autoridades, forças de segurança e voluntários.

Em forma de agradecimento, Bento XVI pediu a Deus que enriqueça os "filhos dessa nobre terra" com a abundância dos dons de seu amor e misericórdia para que esta força ajude à realização de seus deveres pessoais, familiares e sociais.