O Bispo de Calama, Dom. Guillermo Vera Soto, mostrou preocupação pela alta incidência de suicídios que se registram em sua cidade e chamou as pessoas a aproximar-se da Igreja e pedir a Deus por todas as pessoas que de uma ou outra forma estão sofrendo.

“Tudo o que nos acontece tem que levar a refletir, primeiro, sobre o valor da vida e cada um deve fazer coisas concretas (...) Toda a comunidade tem a tarefa de não passar como frios frente a pessoas que estão ensimesmadas, desorientadas, etc. Devemos nos dar o tempo para acompanhá-las, dar um conselho”, explicou o Bispo.

Sobre a curta idade da maioria das vítimas, o Bispo assinalou que “devemos olhar mais para o lado, às vezes há colegas de trabalho que necessitam de ajuda, o companheiro de colégio que vemos que está passando por um mau momento, com baixas notas, etc., enfim (...) devemos fazer um esforço sobrehumano e nos apoiar sobre tudo na fé”.

Em relação às medidas tomadas para remediar este problema, Dom. Vera comentou que “estamos implementando uma casa de acolhida, sobretudo para problemas de família, onde vão existir casais para escutar os detalhes dos conflitos, haverá profissionais para ir orientando as pessoas, por isso faço o chamado através deste meio de comunicação a impulsionar as pessoas que venham à Igreja, aproxime-se e tente conversar com Deus”.