O Escritório de Imprensa da Santa Sé informou hoje que se reataram as conversações entre o Vaticano e a Organização para a Liberação da Palestina (OLP) sobre a presença da Igreja Católica nos territórios palestinos.

O comunicado assinala que este diálogo se retomou na manhã de ontem em Ramallah, sede do presidente palestino, Mahmoud Abbas, depois do Acordo Básico assinado em 2000.

O objetivo do encontro, assinala o comunicado, "era alcançar um acordo internacional global de regulação e promoção da presença e as atividades da Igreja católica nos territórios palestinos, para reforçar as relações especiais entre a Santa Sede e a OLP".

As conversações, realizadas em um ambiente cordial, foram presididas por Dom Ettore Balestrero, subsecretário da Santa Sé para as Relações com os Estados, e Ziad Al-Bandak, assessor do Presidente para as relações entre cristãos.

Ambas as partes concordaram em estabelecer um grupo de trabalho encarregado de elaborar o acordo global anteriormente mencionado, conclui o comunicado.