O Delegado Pontifício da Legião de Cristo, Cardeal Velasio de Paolis, constituiu a comissão central para revisar as constituições desta congregação, uma das tarefas encomendadas pela Santa Sé depois da Visita Apostólica que concluiu em março deste ano.

Em um comunicado de imprensa com data de 8 de dezembro, a Legião de Cristo explica que nesta comissão para a revisão das constituições -texto fundamental que guia a marcha da congregação- estarão dois dos conselheiros do Cardeal de Paolis: o Pe. Gianfranco Ghirlanda, S.J. e o Pe. Agostino Montan; assim como quatro sacerdotes legionários: Pe. Roberto Aspe Hinojosa, Pe. Anthony Bannon, Pe. José García Sentandreu e Pe. Gabriel Sotres, L.C.

O comunicado assinala ademais que esta revisão "durará vários anos" e "envolverá a todos os legionários de Cristo".

Depois do processo de revisão das constituições, explica o texto, "se encerrará com a celebração de um capítulo geral ordinário que examinará as modificações propostas e as apresentará à Santa Sé para sua aprovação".

Nas seguintes semanas, diz o comunicado, "a comissão central projetará a metodologia de trabalho e elaborará os primeiros esquemas temáticos para fomentar a reflexão individual e comunitária na congregação".

O Vaticano deu a conhecer um comunicado no dia 1º de maio deste ano, depois da conclusão da Visita Apostólica realizada à Legião de Cristo, que anunciava, entre outras medidas: o envio de um Delegado Pontifício, a revisão das constituições desta congregação e o envio de um visitador aos consagrados do Regnum Christi (rama leiga dos legionários).