O Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado Vaticano, encabeça a delegação da Santa Sé que participa da cúpula dos Chefes de Estado e de Governo dos 56 países membros da Organização para a Segurança e a Cooperação Européia (OSCE), que se desenvolve em Astana (Cazaquistão) dos dias 1 a 2 de dezembro.

Nesta visita o Cardeal também fez entrega esta manhã (hora local) de um fragmento das relíquias de Santo André ao Metropolita Alexander, enviada pelo Papa Bento XVI a pedido do Metropolita Mefodji (antecessor) e o Arcebispo Tomash Peta, Metropolitano católico.

Com o Cardeal Bertone estão no Cazaquistão o Arcebispo Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados, o Núncio Apostólico no Cazaquistão, Arcebispo Miguel Maury Buendía e Dom Michael W. Banach, Representante Permanente da Santa Sé diante da OSCE.

Esta manhã durante a celebração litúrgica por motivo da festividade de Santo André na catedral ortodoxa de Assunção de Astana o Secretário de estado proferiu a homilia manifestando sua alegria "por cumprir o alto cargo confiado pelo Santo Padre Bento XVI: a entrega de um fragmento das insignes relíquias do apóstolo Santo André que são veneradas na cidade italiana do Amalfi".

"O Pontífice, que quis satisfazer esse fervoroso desejo, decidiu destinar às respectivas Igrejas dois fragmentos das preciosas relíquias. Essa decisão reveste um profundo significado já que põe de relevo a veneração comum pelos apóstolos", ressaltou.

Nos dias 3 e 4 de dezembro o Cardeal Tarcisio Bertone, acompanhado pelo arcebispo Dominique Mamberti, efetuará uma visita pastoral no Cazaquistão no curso da qual se encontrará com as autoridades governamentais e religiosas do país.