O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, anunciou ontem que Bento XVI vai realizar uma visita apostólica a Benim de 18 a 20 de Novembro de 2011. Esta será a segunda viagem do Papa a África, após a visita a Camarões e Angola, em Março de 2009.

Segundo a agência ecclesia, do episcopado lusitano, o principal objetivo da visita é o 150º aniversário da evangelização desse país africano, cujos artífices foram os missionários da Sociedade de Missões Africanas, entre os anos 1860 e 1861.

Na ocasião, lê-se na nota divulgada pelo porta-voz do Vaticano, o Papa entregará a exortação apostólica da Assembléia Especial para a África, do Sínodo dos Bispos, realizada de 4 a 25 de Outubro de 2009 no Vaticano, com o tema "A Igreja na África ao serviço da reconciliação, da justiça e da paz".

A viagem representará também uma oportunidade para o Papa recordar o cardeal do Benim, Dom Bernardin Gantin, decano emérito do colégio cardinalício, falecido a 13 de Maio de 2008, aos 86 anos de idade. O cardeal Gantin foi o primeiro bispo africano chamado por um Papa - Paulo VI - para assumir cargos de responsabilidade na Cúria Romana.