Este meio-dia (hora local) no Escritório de Imprensa da Santa Sede, foi apresentada a "Fundação Vaticana Joseph Ratzinger- Bento XVI" que terá como tarefa promover a teologia e espiritualidade do atual Pontífice.

Na conferência de imprensa de apresentação, o Pe. Stephan Otto Horn, Presidente do "Ratzinger Schülerkreis" (um grupo de ex-alunos de Ratzinger) e Presidente da "Joseph Ratzinger Papst Benedikt XVI-Stiftung" (Munique), explicou que antes da eleição do Cardeal Ratzinger ao pontificado seus alunos já haviam pensado em criar uma Fundação.

"Não sentiam somente uma gratidão profunda ao seu professor, mas estavam também convencidos da importância de sua teologia para a Igreja. No encontro do Schülerkreis com o Santo Padre em Castelgandolfo em 2007 recebemos sua aprovação para criar uma fundação autônoma", disse.

"A fundação se propõe promover o estudo da teologia e a espiritualidade de Ratzinger, difundir e fazer que a Igreja e a sociedade assimilem seu pensamento. Dessa forma, o futuro conservará sua memória", indicou.

Entre os projetos da fundação está o da Universidade de Ratisbona: a instituição de uma cátedra para um professor visitante na faculdade de Teologia durante o semestre estival; em Salzburg (Áustria) realizou-se já em setembro deste ano uma Benediktakademie (Academia Bento) para jovens cientistas.

Em Roma, em colaboração com a Casa Balthasar –instituição para o discernimento das vocações dos jovens católicos– quer criar um centro de estudos sobre teologia e espiritualidade. "Também recolhemos as lembranças de mais de quarenta ex-alunos de Ratzinger para arquivá-las", destacou o Pe. Horn.

Por sua parte o Cardeal Camillo Ruini, presidente do Comitê Científico da Fundação, explicou que as competências deste comitê são três: "desenvolver os critérios e objetivos das atividades anuais e plurianuais da Fundação".

Em segundo lugar, "estabelecer os critérios de excelência para a criação e atribuição de prêmios aos estudantes que se distinguiram nas atividades de publicação e / ou de investigação científica. Organizar, por último, iniciativas com um alto valor cultural e científico".

O Cardeal ressaltou que "a teologia de Ratzinger visa o presente e o futuro, a partir de um extraordinário conhecimento das origens e da história da fé cristã. A capacidade, e eu diria, o gosto por manter unidos estes dois aspectos, inclui Joseph Ratzinger entre os grandes mestres das diferentes épocas cristãs".

"Não é por casualidade que a Fundação dedicada a ele terá uma atenção especial pelos estudos bíblicos e patrísticos, assim como pela Teologia Fundamental, cuja finalidade é fazer surgir a verdade, o significado e a beleza do cristianismo em relação com a cultura e a sociedade do próprio tempo", acrescentou.

Por sua parte, Dom Giuseppe Antonio Scotti, presidente da Fundação, explicou que o Santo Padre dispôs que a partir de 1 de março deste ano se conformará este instituto "respondendo assim ao desejo manifestado por muitos estudiosos ao longo dos anos".

Por isso sobre o financiamento, assinalou que "a primeira, contribuição consistente virá do mesmo pontífice, que quis pôr à disposição boa parte dos benefícios econômicos de seus direitos autorais".