O Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral Sanitária, Dom Zygmunt Zimowski, apresentou a 25° Conferência Internacional sobre saúde que se realiza nos dias 18 e 19 de novembro sob o lema "Para um cuidado da saúde igualitária e humana, à luz da ‘Caritas in veritate’".

Em conferência de imprensa, o Prelado afirmou que o evento "confrontará a questão da paridade de acesso aos serviços sanitários básicos, não só em geral, mas também em sintonia com a dignidade do ser humano e sua vocação".

Ele indicou que a reunião, que coincide com o 25° aniversário da fundação do antes chamado Pontifício Conselho para os Agentes Sanitários, é "uma ocasião que brinda a oportunidade para avaliar os resultados conseguidos e planejar o futuro".

Nesse sentido, explicou que à luz da encíclica "Caritas in veritate", o evento examinará, entre outras coisas, "as perspectivas fundamentais para uma promoção da saúde mais eqüitativa e humana, a missão da Igreja em favor dos doentes, o fomento da assistência sanitária antropocêntrica e o papel da sociedade civil, da Igreja e de outras instituições e organismos privados na defesa da justiça, a eqüidade e a solidariedade no âmbito sanitário".