Um grupo de extremistas muçulmanos irrompeu hoje em uma casa na cidade de Mossul, a 350 quilômetros ao noroeste de Bagdá, aonde assassinaram a tiros a dois homens siro-católicos, no que constitui o mais recente ataque na onda de violência contra esta comunidade no Iraque.

No último 31 de outubro um grupo de siro-católicos no Iraque foi massacrado na Catedral de Bagdá onde os extremistas muçulmanos assassinaram a 58 pessoas. Na semana passada e logo depois de vários ataques com bombas outras cinco pessoas perderam a vida.

No ataque de hoje, os extremistas irromperam sem nenhum motivo na sala da casa e mataram aos dois homens. Outra casa pertencente a uma família cristã também foi atacada com uma bomba.

A agência AP informa que depois deste ataque, centenas de famílias cristãs fugiram de Mossul para escapar de mais ataques extremistas e da violência sectária entre muçulmanos xiitas e sunitas após a invasão americana de 2003.

Os assassinatos de hoje ocorreram depois que, em diálogo com a agência ACI Prensa, do mesmo grupo de ACI Digital, o Arcebispo siro-católico do Mossul, Dom Georges Casmoussa, exigiu ao governo iraquiano e à comunidade internacional tomar medidas necessárias para proteger os cristãos no Iraque, declarados pelo Al Qaeda como "alvos tangíveis" onde quer que estejam.