Ao receber este meio-dia (hora local) um grupo de professores de esqui italianos, o Papa Bento XVI assinalou que quando for praticado com paixão e ética, o esporte se converte em uma escola de valores humanos e cristãos.

Em seu discurso, o Santo Padre agradeceu ao ministro dos Assuntos Exteriores da Itália, Franco Frattini, por seus esforços para que muitos católicos, recentemente atacados em Bagdá, tenham podido ser acolhidos prontamente nesse país.

Sobre o esporte, o Papa afirmou que "se for praticado com paixão e sentido da ética, além de exercitar um espírito de sã competição, converte-se em uma escola para aprender e aprofundar valores humanos e cristãos. Mediante a atividade esportiva, a pessoa entende melhor que seu corpo não pode ser considerado um objeto, mas através da corporeidade se expressa a si mesmo e entra em relação com outros".

"Desta maneira, o equilíbrio entre a dimensão física e a espiritual leva a não idolatrar o corpo, mas a respeitá-lo, a que não seja um instrumento que deve ser potencializado a todo custo, inclusive utilizando médios ilícitos", acrescentou.

Bento XVI disse logo que ao esquiar na montanha, "contemplando a criação, o ser humano reconhece a grandeza de Deus, fonte última do próprio ser e do universo, não se deve esquecer que a relação com a criação é um elemento importante para o desenvolvimento da identidade humana, e nem sequer o pecado do homem eliminou sua tarefa de ser guardião do mundo. Também a atividade esportiva pode ser concebida e vivida como parte desta responsabilidade".

"Os avanços na ciência e a tecnologia dão aos seres humanos a oportunidade de intervir e manipular a natureza, mas o risco, sempre presente, é querer substituir o Criador e reduzir a criação a um produto de uso e consumo", advertiu.

"Qual é, entretanto, a atitude correta a ser assumida?", perguntou o Papa. "Sem dúvida, a de um profundo sentimento de gratidão e reconhecimento, mas também de responsabilidade na preservação e cuidado da obra de Deus. O esporte ajuda a alcançar estes objetivos, que afetam o estilo mesmo de vida, que se orienta segundo o equilíbrio, a auto-disciplina e o respeito. Em particular, para vocês, o contato com a natureza é um motivo para cultivar um profundo amor pela criação de Deus".
 
Bento XVI ressaltou que o papel dos professores de esqui "é importante para uma formação esportiva sã e para uma educação ao respeito do meio ambiente. Trata-se de uma tarefa que não deverá ser realizada isoladamente, mas com as famílias, especialmente quando seus alunos são menores de idade, e em colaboração com a escola e as outras realidades educativas".

Finalmente o Papa disse que "também é importante seu testemunho de fiéis leigos, que no contexto da atividade esportiva, outorgam o justo relevo aos momentos fundamentais para a vida de fé, especialmente a santificação do domingo como dia do Senhor".