Em declarações à cadeia COPE, o Arcebispo de Madrid, Cardeal Antonio María Rouco Varela, destacou a profundidade das mensagens do Papa Bento XVI em sua visita ao país e lamentou que a Espanha se localize "no primeiro lugar do ranking do laicismo" em temas como defesa da vida, o matrimônio e a família.

O Cardeal explicou a um programa da cadeia de TV espanhola que o Papa fez uma "reflexão elementar" na Espanha e denunciou "uma ressurreição do laicismo radical um pouco estranho a estas alturas do tempo" pois "parecia que depois da Segunda Guerra mundial havia acabado".

Para o Arcebispo de Madrid, a Espanha está "no primeiro lugar do ranking do laicismo" em "matérias determinadas" como as legislações relacionadas a "instituições básicas para a vida do homem e que naturalmente afetam a experiência da fé cristã, como é o matrimônio, como é a família, como é o direito à vida".

"Aí sim que nos colocamos à cabeça do ranking dessa parte, que é muito essencial para uma vida vivida cristãmente, pelo que poderia chamar-se derivações ou aspectos do laicismo radical", indicou o Arcebispo.