O Rei Juan Carlos I despediu este domingo o Papa Bento XVI no Aeroporto de Barcelona depois de uma intensa visita de dois dias que considerou de "indubitável significado" para a Espanha e a Igreja Católica.

Em seu discurso, o monarca se mostrou contente após "comprovar as expressões de carinho, de gratidão e de respeito" recebidas pelo Pontífice. "Somos também muito sensíveis às suas numerosas mostras de generosidade para com a Espanha", acrescentou.

Nesse sentido, o Rei o agradeceu por acudir a Santiago da Compostela e também por ir à capital catalã para dedicar o templo da Sagrada Família, "um dos tesouros arquitetônicos de Barcelona mais admirados no mundo".

"Muitos séculos separam o Pórtico da Glória da Sagrada Família. Por eles transitaram a contribuição artística, cultural e religiosa do Cristianismo, chaves para entender a personalidade histórica da Espanha", afirmou.

O Rei Juan Carlos terminou sua intervenção afirmando que espera "com especial ilusão" a próxima visita à Espanha de Bento XVI, quem acudirá a Madrid em agosto por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.