O Vaticano divulgou uma circular da Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), na qual se informa os bispos de todo o mundo sobre a situação da associação «Opus angelorum» (Engelwerk), ligada à devoção dos anjos. Em nota de imprensa, o porta-voz do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, assinala que o documento visa atualizar os responsáveis eclesiais sobre a situação “doutrinal e canônica” da referida associação que entre outros países está presente no Brasil em Anápolis (GO) e Guaratinguetá (SP).

Em nota divulgada pela agência Ecclesia do episcopado português, em 1983, os membros do "Opus Angelorum" tinham sido proibidos de utilizar “as teorias provenientes de alegadas revelações privadas” a Gabriele Bitterlich (1896-1978), sobre o “mundo dos anjos, seus nomes pessoais, seus agrupamentos e funções”.

Quase trinta anos depois, os responsáveis pela CDF consideram que “hoje, graças à obediência demonstrada pelos seus membros, o Opus Angelorum vive leal e serenamente em conformidade com a doutrina da Igreja e as normas litúrgicas e canônicas”.

A 31 de Maio de 2000, esta Congregação aprovou a fórmula de uma consagração aos Santos Anjos para o Opus Angelorum e, posteriormente, aprovou um estatuto onde, entre outras coisas, se definem as relações entre a associação e a Ordem dos Cónegos Regrantes da Santa Cruz, informou também Ecclesia.

“Tal como hoje se apresenta, o Opus Angelorum é, portanto, uma associação pública da Igreja em conformidade com a doutrina tradicional e as diretivas da Suprema Autoridade”, pode ler-se na circular da Congregação encabeçada pelo Cardeal William Levada.

Apesar desta situação, a Congregação alerta para “um certo número de membros do Opus Angelorum, entre os quais se encontram também diversos sacerdotes saídos ou expulsos da Ordem dos Cônegos Regrantes da Santa Cruz”, que “professa e pratica tudo o que foi proibido” pela Santa Sé.

“A Congregação para a Doutrina da Fé convida, portanto, os Ordinários a vigiar sobre tais atividades desagregadoras da comunhão eclesial, proibindo-as, quando aparecerem nas suas dioceses”, indica o documento, assinado pelo Cardeal Levada, prefeito da CDF.

O Documento na íntegra pode ser visto na página da Rádio Vaticano em:
http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=436545