Na sua carta pastoral pela ocasião da Quaresma, o Bispo de Guadix, Dom Juan García-Santacruz Ortiz, destacou que o tempo da Quaresma é o momento “apropriado para colocar-nos a caminho da conversão” e “ajustar nossas vidas ao Evangelho”.

Na carta, o Bispo expressou que “nos preocupa que atualmente tenha crescido o número de cristãos que se afastaram de Deus e da Igreja; que o materialismo existente em nossa sociedade ataque aos valores humanos, espirituais e morais. Estas e outras realidades podem fazer cair no pessimismo e na desesperança; porém temos que animarmos porque sabemos que Deus nunca nos abandonará”.

Para Ele, “é necessário que revisemos nossas vidas para ver que parte da culpa temos nos males morais e éticos que afetam as pessoas, as famílias, as instituições, a sociedade”, afirma o Bispo.

A indiferença religiosa – continuou-, como se Deus não existisse, a perda do sentido de transcendência da existência humana, o extravio no campo ético inclusive nos valores fundamentais da vida e da família. Até que ponto afeta aos filhos da Igreja á atmosfera do secularismo? Que responsabilidade tem na transbordante irreligiosidade por não ter manifestado o genuíno rosto de Deus, por causa dos defeitos da sua vida religiosa, moral e social? São perguntas para um sério exame de consciência que o Papa João Paulo II propõe para a Igreja atual “. O Bispo recordou que” a Quaresma é fundamentalmente o caminho para a Páscoa; tudo nela converge para a grande celebração da vitória de Jesus sobre o pecado e a morte, nos animando a que, da mesma maneira e lutando contra o mal, nos façamos merecedores do triunfo de Cristo. É, em definitivo, o tempo apropriado para colocar-nos a caminho da conversão e trabalhar pela implantação do Reino de Deus nessa sociedade “.