Com o título "Cultura da comunicação e novas linguagens" foi apresentada no Escritório de Imprensa da Santa Sé, a Assembléia Plenária do Pontifício Conselho para a Cultura, a realizar-se entre os dias 10 e 13 de novembro de 2010.

Nesta se analisará o "uso da linguagem e a comunicação, para estudar a atual situação e propor linhas de ação para a missão evangelizadora da Igreja", conforme explicou Dom Pasquale Lacobone, responsável pelo departamento Arte e Fé do Pontifício Conselho para a Cultura.

Participaram também na conferência de imprensa Dom Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Richard Rouse, responsável pelo departamento "Comunicação e linguagens" e o Bispo de Regensburg (Alemanha), Dom Gerhard Ludwig Müller, membro do mencionado dicastério.

Profissionais das comunicações foram convidados à Assembléia. Entre estes se contam o músico Ennio Morricone, o perito em cinema Dario Viganò e o administrador delegado da Microsoft na Itália, Robert Barron, com os quais se debaterá sobre as possibilidades dos meios para individualizar as palavras, cores, sons e imagens capazes de apresentar a vida cristã como uma experiência válida hoje e para todos.

Opera Omnia do Papa

Continuando, Dom Müller apresentou o XII volume, em língua alemã, das Obras Completas de Joseph Ratzinger, intitulada"Proclamadores da Palavra e servos de sua alegria. Teologia e espiritualidade do Sacramento da Ordem".

O Bispo de Regensburg assinala que neste volume, Joseph Ratzinger "indica um caminho para sair da crise em que tinha caído o sacerdócio católico por causa dos enfoques teológicos e sociológicos deficitários e de declarações encaminhadas a suscitar em muitos sacerdotes, que tinham empreendido com amor e entrega seu caminho, insegurança pessoal e desconcerto a propósito de seu papel dentro da Igreja".