O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, chamou os venezuelanos a não dar atenção às tentativas por dividir à Igreja, mas que se unam em torno a Cristo e aos bispos nomeados pelo Papa, "como legítimos pastores da Igreja na Venezuela".

"Em meio das dificuldades, quando há pessoas que queiram nos dividir, temos que nos unirmos todos em torno de Jesus Cristo, ao Vigário de Cristo que é o Santo Padre Bento XVI, e junto aos Bispos designados pelo Espírito Santo através do Romano Pontífice, como legítimos pastores da Igreja na Venezuela", expressou durante o primeiro Congresso Eucarístico Provincial.

O Cardeal também recordou o chamado à santidade, que "consiste em ter no coração os mesmos sentimentos de Jesus Cristo; e esta vinculação entre Eucaristia e santidade é algo que nós devemos apreciar cada vez mais; por isso, os cristãos estão chamados a praticar sempre a caridade, esta é a rainha das virtudes".

"Seria uma incongruência que um cristão não avance pelo caminho da santidade, já que a Eucaristia move a ela. Em tal sentido devemos ter uma atitude de grande reverência, devoção, respeito e sobre tudo, da fé viva que Jesus Cristo quer nos comunicar com o sacramento da comunhão que celebramos", assinalou o Cardeal Urosa, quem exortou a não cair em religiões pagãs como o sincretismo, "que não tem nada que ver com a fé católica".