O Papa Bento XVI se reunirá com o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, em sua visita a Barcelona nos dias 6 e 7 de novembro, onde o Santo Padre dedicará o templo expiatório da Sagrada Família.

Conforme confirmaram o meio-dia desta quarta-feira a Europa Press várias fontes próximas à organização da viagem, o encontro poderia ter lugar no Aeroporto de Barcelona, e se trataria só de "alguns momentos".

Precisamente pela manhã, o Cardeal arcebispo de Barcelona, Lluís Martínez Sistach, assinalou que o contato entre os dois chefes de Estado se produziria "com toda probabilidade" em Barcelona, embora esta duraria apenas "uns momentos".

"Parece ser que o presidente do Governo virá e que o Papa o receberá por uns momentos", disse o Cardeal em declarações à Ponto Rádio recolhidas pela Europa Press.

A ex-vice presidenta do Governo María Teresa Fernández de la Vega anunciou o chamado encontro em 27 de setembro, depois de sua reunião com o diretor de Comunicação da Santa Sé, Federico Lombardi, em Roma.

A ausência deste encontro na apertada agenda oficial da Arquidiocese e a Santa Sé e a avançada idade do Papa tinha feito especular sobre a possibilidade de que se eliminasse o encontro ou que este se produzira no Santiago de Compostela, onde o Pontífice irá ao 6 de novembro, com motivo do Ano Santo Compostelano.

Finalmente, o encontro "breve", como já anunciaram que seria fontes vaticanas, prevê-se na capital catalã, onde Bento XVI chegará na noite do sábado e dedicará a Sagrada Família no domingo.

Depois de um banho de massas no percurso para o templo e sua volta ao Palácio Arcebispal, o Santo Padre almoçará com uma centena de bispos e cardeais, acompanhado de seu séquito papal. A primeira hora da tarde, visitará a obra benéfico social Nen Déu, que levam freiras franciscanas, onde receberá a famílias e crianças deficientes.

Às 6:30 p.m. terá lugar a cerimônia de despedida do Papa, presidida pelo Rei Juan Carlos I e demais autoridades, acompanhados por 1.500 jovens e famílias, aos que o Pontífice dirigirá um discurso. Às 7:15 p.m. está previsto a decolagem de seu vôo para Roma.