Após a nomeação cardinalícia de Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo metropolitano de Aparecida e presidente do CELAM (Conselho Episcopal Latino-americano) a CNBB enviou uma carta congratulando-se com o prelado. O Consistório de criação dos novos cardeais será no dia 20 de novembro. Este será o terceiro Consistório do pontificado de Bento XVI e os cardeais chegarão a um total de 203, dos quais 121 eleitores tendo menos de 80 anos de idade. Dom Damasceno está em Roma participando do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio.

“Esta nova missão com a qual Sua Santidade distingue Dom Damasceno é o reconhecimento do profundo zelo, amor e fidelidade com que serve à Igreja. Secretário geral da CNBB por dois mandatos e atual presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), Dom Damasceno é exemplo de dedicação e de entrega total e irrestrita à missão evangelizadora que a Igreja desempenha em vista à construção do Reino de Deus”, afirma a nota da Conferência Episcopal.

“Agradecemos ao Santo Padre por brindar a CNBB com a nomeação de um novo cardeal para o Brasil. Saudamos a Arquidiocese de Aparecida pela insigne honraria concedida ao seu pastor. Elevamos a Deus nossa prece fervorosa e agradecida pela vida e ministério de Dom Damasceno, confiando o exercício de sua nova missão à proteção de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil”.

Dom Raymundo Damasceno Assis nasceu em 15 de fevereiro de 1937, na cidade de Capela Nova, no estado de Minas Gerais. Em 1955 entrou para o Seminário Menor, da Arquidiocese de Mariana – MG, onde cursou o segundo grau e, em seguida, no Seminário Maior, o curso de Filosofia.

Em 1960, o então Arcebispo de Mariana, Dom Oscar de Oliveira, o enviou para a recém-criada Arquidiocese de Brasília, como uma ajuda a esta nova Igreja Particular, inaugurada em 21 de abril do mesmo ano. Em 1961, o então Arcebispo de Brasília, Dom José Newton de Almeida Baptista, o enviou a Roma para cursar Teologia na Pontifica Universidade Gregoriana, onde conclui sua ‘Licenza’. Em 1965, foi enviado para a Alemanha onde concluiu sua formação no Instituto Superior de Catequese em Munique. Regressou ao Brasil em 1968 e foi ordenado sacerdote em 19 de março do mesmo ano, em Conselheiro Lafaiete – MG.

Depois de ordenado, ocupou as seguintes funções na Arquidiocese de Brasília: Coordenador de Catequese; Pároco da Igreja do Santíssimo Sacramento; Chanceler Arquidiocesano; Co - fundador e Professor do Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima e Professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília.

No dia 15 de setembro de 1986 foi ordenado Bispo, na Catedral de Brasília, pela imposição das mãos do Emmo. Sr. Cardeal Dom José Freire Falcão. Como Bispo ocupou as seguintes funções:

Arquidiocese de Brasília - Bispo Auxiliar e Vigário Geral; Diretor do Curso Superior de Teologia para leigos e Membro da Academia Brasiliense de Letras;
CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil) – Membro de comissões e conselhos e Secretário-Geral por dois mandatos (1995-2003).
CELAM (Conselho Episcopal Latino-americano) – Membro da Comissão Episcopal do Departamento de Catequese; nomeado pelo Papa João Paulo II Secretário-Geral da IV Conferência Geral do Episcopado Latino-americano em Santo Domingo; Secretário Geral de 1991-1995 e atual Presidente do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano).

Participou, em Roma, de diversos Sínodos: Assembleia Especial para a Vida Consagrada do Sínodo dos Bispos; Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos; Assembleia Especial para a América do Sínodo dos Bispos; Assembleia Especial sobre a Palavra de Deus do Sínodo dos Bispos; II Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos; Assembleia Especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos;

O futuro Cardeal Damasceno é Membro do Pontifico Conselho para as Comunicações e da Pontifícia Comissão para América Latina. Nomeado o quarto Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, em 28 de janeiro de 2004, tomou posse no dia 25 de março de 2004.