O Cardeal Lluís Martínez Sistach, Arcebispo de Barcelona, pediu que esta cidade brinde uma boa acolhida ao Papa Bento XVI durante sua visita nos dias 6 e 7 de novembro, por ocasião da dedicação do templo expiatório da Sagrada Família, obra do arquiteto Antonio Gaudí.

Esta acolhida, explica a nota de imprensa da Arquidiocese de Barcelona, poderá dar-se durante a noite de 6 de novembro e a manhã do domingo 7. Este dia o Santo Padre sairá do Arcebispado em papa-móvel em direção ao templo da Sagrada Família.

O itinerário, assinala a nota, "será o seguinte: avenida da Catedral, Via Laietana, Pau Claris, calle Diputación y calle Marina até o templo da Sagrada Família. Antes de entrar no templo pela fachada principal de Mallorca, o veículo onde irão o Santo Padre e o arcebispo de Barcelona dará a volta pelas ruas que o rodeiam, onde estarão as pessoas que seguirão a cerimônia através de telas gigantes ocupando as 36 mil cadeiras ou os espaços para pessoas de pé com convite". 

Os organizadores pedem às pessoas que desejam ver o Papa Bento XVI e que não têm convite que "não se aglomerem nos arredores da Sagrada Família mas procurem ocupar todo o percurso entre a avenida da Catedral e a rua Marina, que será o mesmo trajeto na ida como na volta da cerimônia da Sagrada Família".

Estes detalhes foram divulgados em um seminário celebrado na Aula magna do Seminário Conciliar de Barcelona. Este evento se abriu com umas palavras do Cardeal Martínez Sistach, nas que remarcou as três dimensões da visita papal: a religiosa, a cidadã e a de reconhecimento da missão dos Papas na defesa da pessoa humana e a paz no mundo.