O Papa Bento XVI anunciou nesta quarta-feira, 20, a nomeação de Dom Pedro Brito Guimarães como o novo arcebispo da arquidiocese de Palmas, no estado do Tocantins e para a diocese de Foz do Iguaçu, no Paraná, o Santo Padre nomeou dom Dirceu Vegini, atualmente bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba (PR).

Dom Pedro Brito, 56, é natural de Eliseu Martins, no Piauí, e foi ordenado bispo de São Raimundo Nonato em 14 de setembro de 2002. Tem doutorado em teologia dogmática pela Universidade Gregoriana, em Roma.

Dom Dirceu tem 58 anos e foi nomeado bispo auxiliar de Curitiba em março de 2006, recebendo a ordenação episcopal no dia 2 de junho do mesmo ano. Nascido em Massaranduba (SC), Dom Dirceu fez o curso de teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

A arquidiocese de Palmas estava vacante desde dezembro do ano passado depois da nomeação de Dom Alberto Taveira como arcebispo de Belém (PA). Na diocese de Foz do Iguaçu, Dom Dirceu Vegini, sucede a Dom Laurindo Guizzardi, que teve seu pedido de renúncia aceito pelo papa por causa da idade, conforme prevê o cânon 401 parágrafo 1º do Código de Direito Canônico.

O novo Bispo de Foz do Iguaçu conta com a colaboração de 44 sacerdotes e 82 religiosos em um território no qual há 393 mil católicos. Dom Pedro Brito Guimarães conta com a colaboração de 76 sacerdotes, 84 religiosos e 16 diáconos permanentes para o governo da Arquidiocese de Palmas onde há 196 mil católicos.