O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sede, Pe. Federico Lombardi, comentou que o Papa Bento XVI manteve exposta em seu apartamento a bandeira do Chile que recebeu com a assinatura dos 33 mineiros, até o dia de seu resgate.

Jaime Coiro, Diretor do Escritório de Comunicação e Imprensa da Conferência Episcopal do Chile, obsequiou a mencionada bandeira ao Santo Padre no último dia 7 de outubro, no marco do Congresso Mundial de Imprensa Católica.

O Pe. Lombardi conta em seu editorial Oitava Dies que "dias atrás, um jovem chileno ao final de uma audiência entregou ao Papa uma bandeira do Chile que levava as assinaturas autênticas dos 33 mineiros. Bento XVI a teve exposta em seu apartamento, recordando destes homens cada dia em suas preces até o momento do seu resgate".

A esposa do mineiro Claudio Yáñez tinha solicitado ao seu marido que assinasse uma bandeira para levar ao Colégio Pedro León Gallo, de Copiapó. Yáñez tomou duas bandeiras e escreveu: "Estamos vivos no refúgio os 33", com uma dedicatória ao colégio, e estamparam em ambas as assinaturas todos os mineiros.

Uma delas foi enviada ao colégio e a outra foi obsequiada aos comunicadores católicos do Chile, que quiseram entregá-la ao Papa Bento XVI como sinal de comunhão com ele que seguiu tão de perto o que foi vivido pelos mineiros.

O Pe. Lombardi comenta que o resgate dos 33 mineiros constitui "uma grande festa" e que é "bonito que em todo mundo se tenha acompanhado com interesse a extraordinária ação realizada para salvar vidas humanas".

O sacerdote também comenta que o Santo Padre seguiu muito de perto o que ocorria com os mineiros nos 69 dias que estiveram dentro da mina São José e que o mesmo dia do resgate elevou suas orações para que tudo saísse bem.