Em nota oficial assinada por Dom Nelson Westrupp, presidente deste órgão que reúne as dioceses do Estado de São Paulo, os bispos do Regional Sul 1 da CNBB esclarecem que não indicam nem vetam candidatos ou partidos com o texto do “Apelo aos Brasileiros e Brasileiras” e respeitam a decisão livre e autônoma de cada eleitor. Na nota os prelados recomendam aos eleitores “a análise serena e objetiva das propostas de partidos e candidatos, para que as eleições consolidem o processo democrático” neste segundo turno.

Na nota divulgada no dia 16 deste mês, “os bispos católicos do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), do Estado de São Paulo, em sintonia com a DECLARAÇÃO SOBRE O MOMENTO POLITICO NACIONAL, da 48ª Assembleia Geral da Conferência (Brasília, maio de 2010), esclarecem que não indicam nem vetam candidatos ou partidos e respeitam a decisão livre e autônoma de cada eleitor”.

Seguidamente, o bispos explicam que “o Regional Sul 1 da CNBB desaprova a instrumentalização de suas Declarações e Notas e enfatiza que não patrocina a impressão e a difusão de folhetos a favor ou contra candidatos”.

“Reafirma, outrossim, as orientações quanto a critérios e princípios gerais a serem levados em conta no discernimento sobre o momento político, já oferecidos pela 73ª Assembleia Geral do Regional Sul 1 (Aparecida, junho de 2010), expressos na Nota VOTAR BEM”, insistiu o Regional.

Finalmente a nota dos bispos paulistas “recomenda, enfim, a análise serena e objetiva das propostas de partidos e candidatos, para que as eleições consolidem o processo democrático, o pleno respeito aos direitos humanos, a justiça social, a solidariedade e a paz entre todos os brasileiros”.