Em um comunicado dado a conhecer hoje, a Conferência Episcopal do Chile deu graças, primeiro a Deus, e a todos e cada uma das pessoas envolvidas neste histórico acontecimento, por ter resgatado exitosamente os 33 trabalhadores que se encontravam apanhados na mina São José.

No texto titulado "junto a um povo agradecido ao Deus da Vida" os bispos manifestam sua "imensa alegria" e agradecem ao Senhor "pelo bem-sucedido resgate dos 33 irmãos mineiros que permaneceram durante 68 dias soterrados na mina San José, na região de Atacama", que culminou com a saída de Luis Urzúa, o chefe da equipe de trabalhadores quem "entregou o turno" ao Presidente Sebastián Piñera.

O mandatário, emocionado até as lágrimas, com Urzúa ao seu lado, agradeceu a Deus por ter acompanhado esta operação sem precedentes, animou os presentes a cantarem o hino nacional e declarou que os mineiros deram uma mostra importante de solidariedade e companheirismo que o fazem “orgulhoso de ser chileno".

Os bispos em sua declaração recordam que durante todo este tempo no que os 33 homens estiveram dentro da mina San José, tempo de "fé e esperança, nos unimos em uma prece permanente junto a milhões de pessoas em todo o Chile e o mundo. Agradecemos de um modo particular ao Santo Padre Bento XVI sua especial proximidade e preocupação".

Seguidamente assinalam que "ao concluir esta Operação San Lorenzo", que terminou oficialmente com a saída do último dos resgatadores, Manuel González, às 00:32 (hora do Chile), "nos alegra ver e ouvir estes irmãos mineiros, seus seres queridos, às autoridades e a tantas pessoas em todo o Chile, agradecendo a Deus Pai por este presente, por este milagre com que nos abençoa. Valorizamos, neste sentido, o admirável esforço de técnicos, profissionais e demais trabalhadores, compatriotas e estrangeiros, que contribuíram à preparação e execução do resgate".

Os prelados alentam logo a seguir "orando pelos 33 mineiros de Atacama e suas famílias. Que este reencontro com a vida seja uma oportunidade para que eles e todos nós valorizemos o mais precioso dom que temos: a vida, a dignidade de filhos de Deus, a fé, o tesouro da família, o valor de um trabalho justamente recompensado e em condições seguras e sempre dignas".

Finalmente os bispos assinalam que "estes 33 irmãos, com seu testemunho de unidade e solidariedade, também uniram a todos os chilenos. Sua fortaleza e esperança nos convidam a trabalhar juntos, como sociedade, para ir ao ‘resgate’ de tantos irmãos que sofrem a pobreza e marginalização, procurando fazer do Chile ‘uma mesa para todos’".