O Escritório de Imprensa da Santa Sé comunicou que o Papa Bento XVI recebeu esta manhã no Vaticano o Presidente da França, Nicolás Sarkozy, com quem tratou diversos temas como a crise econômica global, o processo de paz no Oriente Médio e a situação dos cristãos em diversos países.

No comunicado divulgado hoje se destaca que "nas conversas, desenvolvidas em um clima de cordialidade, falou-se de temas de política internacional, tais como o processo de paz no Oriente Médio, a situação dos cristãos em vários países e a ampliação da representação de diversas zonas do mundo nas instituições multilaterais".

Do mesmo modo, assinala o texto, "tratou-se o tema da importância da dimensão ética e social das questões econômicas na perspectiva proposta pela encíclica Caritas in veritate".

Finalmente, indica o comunicado, "depois de referir-se à viagem apostólica de Sua Santidade a Lourdes e Paris em 2008 e à visita do Presidente Sarkozy no ano passado, reafirmou-se a vontade recíproca de manter um diálogo permanente nos diferentes níveis institucionais e de seguir colaborando construtivamente sobre questões de interesse comum".

Logo depois de encontrar-se com o Santo Padre, o mandatário francês se reuniu com o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, quem estava acompanhado do Arcebispo Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados.