A agência Fides informou que no próximo 22 de outubro se celebrará a sessão solene de abertura de investigação diocesana sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade do Servo de Deus Cardeal François-Xavier Nguyên Van Thuân, o Cardeal vietnamita que viveu 13 anos sob prisão comunista.

A cerimônia se realizará no Salão da Conciliação do Palácio Lateranense de Roma. Intervirão o Cardeal Vigário de Roma, Agostino Vallini, quem preside a sessão e o Cardeal Peter K.A. Turkson, Presidente do Conselho Pontifício para a Justiça e a Paz.

Às 8:30 da manhã da sexta-feira 22 de outubro, na igreja da Santa Maria della Scala em Roma, o Cardeal Turkson presidirá uma celebração Eucarística pelo Servo de Deus, que foi titular desta Igreja.

Além disso, na manhã de hoje na Universidade Pontifícia Lateranense, será celebrada a cerimônia de entrega da terceira edição dos "Prêmios Van Thuân", que este ano será outorgado ao Dr. Juan Somavia, Diretor Geral da Organização Internacional do Trabalho.

O "Prêmio Van Thuân- Solidariedade e Desenvolvimento", será outorgado a Dom Giuseppe Molinari, Arcebispo de L'Aquila; ao sacerdote brasileiro Marcelo Rossi; à Fundação São Camilo que trabalha em Burundi; e às Comunidades do Haiti das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.

Como conclusão da jornada foi previsto um concerto-testemunho dedicado ao Cardeal Van Thuân na Basílica de Santo Antonio da via Merulana em Roma.