Após 25 anos de sua fundação no Canadá, a comunidade Franciscanos do Emmanuel, que vive segundo a espiritualidade do santo de Assis, cuja festa a Igreja celebra hoje, despertou dezenas de vocações em Camarões, onde agora tem 80 por cento de seus membros.

Conforme informou Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), dos 75 membros da ordem 60 vivem em Camarões.

Em declarações à AIS, o irmão Denis-Antoine explicou que a congregação chegou a Camarões em 1999, logo que um sacerdote diocesano de Nkongsamba, ao oeste do país, conheceu os franciscanos do Emmanuel através de um jornal e pediu-lhes ajuda para um grupo de paroquianos interessados em viver segundo a espiritualidade de São Francisco.

"A pedido do bispo, começamos a formar uma fraternidade de leigos. Com o tempo, os grupos se ampliaram, instalaram-se e se multiplicaram", explicou o religioso.

Logo vários membros jovens leigos pediram consagrar-se. "Com a ajuda de benfeitores, incluindo a AIS, os irmãos construíram o convento com 18 habitações e instalações para a comunidade e sua missão", indicou.

Após, a comunidade cresceu em Nkongsamba e atualmente há 17 irmãos em caminho de converter-se em membros consagrados, e oito já são professos.

Os mais jovens recebem capacitação para assumir responsabilidades no cuidado da saúde, na catequese  e na agricultura.

"A principal mensagem que queremos deixar é que estamos aí, presentes com as pessoas, com a esperança de dar-lhes este testemunho de vida do Evangelho nos rastros de nosso pai São Francisco", acrescentou.