A Comissão Permanente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), chamou os espanhóis a se prepararem para a visita que o Papa Bento XVI fará a Barcelona e Santiago de Compostela, para que todo o país se beneficie com este novo impulso do catolicismo.

"Unimo-nos aos nossos irmãos de Santiago e de Barcelona para fazer extensiva a chamada aos fiéis de toda a Igreja que peregrina na Espanha", expressaram os bispos em uma exortação pastoral.

Indicaram que embora Compostela e Barcelona experimentarão "de maneira mais viva e direta" a visita do Papa, "todas as dioceses da Espanha estão chamadas a beneficiar-se também do impulso de catolicidade que significará a visita do Santo Padre (…). Todos poderão unir-se espiritualmente por meio da oração, a partir de agora, às intenções do Santo Padre".

O texto recordou que nesta ocasião, Bento XVI visitará no dia 6 de novembro "Santiago de Compostela, onde se guarda o sepulcro e a memória do apóstolo Tiago, o primeiro que derramou seu sangue por amor a Cristo, depois de ter evangelizado nossas terras da Espanha".

"Daqui a fé cristã se estenderia logo pela América, em uma das maiores empresas evangelizadoras da história da Igreja. Antes, Santiago tinha atuado como pólo de atração para inumeráveis peregrinos, a cuja passagem se foi forjando a unidade espiritual da Europa, da que Bento XVI falou de novo em sua recente viagem ao Reino Unido. A Santiago, pois, o Papa chega como peregrino a um dos lugares apostólicos mais emblemáticos das raízes cristãs da Espanha, da Europa e da América", afirmaram os bispos.

Seguidamente, recordaram que o outro objetivo da visita é consagrar em Barcelona o templo expiatório da Sagrada Família. Este evento será realizado no dia 7 de novembro.

"O belíssimo espaço, concebido e iniciado pelo genial arquiteto e servo de Deus Antonio Gaudí (1852-1926), acha-se já em condições para acolher a celebração do culto divino. Ali a autêntica inspiração artística e a verdadeira devoção religiosa se dão as mãos", afirmou a Comissão Permanente da CEE.

Do mesmo modo, explicaram que quando no século XIX se projetava o templo, "a Igreja advertia já que a família natural e cristã, apoiada no matrimônio, constitui uma célula básica da sociedade, a que o Estado e a Igreja devem prestar uma atenção prioritária, ficando ao seu serviço, sem preteri-la nem suplantá-la".

Por tudo isso, os bispos reiteraram seu convite "a escutar com atenção a mensagem do Papa e a acompanhá-lo com o carinho, com a oração e, se possível, com a participação nas celebrações que presidirá e em seus percursos em Santiago e Barcelona".