O Escritório de Imprensa da Santa Sé deu a conhecer o tema eleito pelo Papa Bento XVI para a 45ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais que se celebrará no próximo 24 de janeiro de 2011, Festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas: "Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital".

O Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais explica em uma nota que este tema "está centrado na pessoa humana, que é o núcleo de todos os processos comunicativos. Também em uma época dominada em grande parte, e, às vezes condicionada, pelas novas tecnologias, o valor do testemunho pessoal segue sendo essencial".

"Aproximar-se da verdade e assumir a tarefa do anúncio requer a ‘garantia’ de uma autenticidade de vida por parte dos que trabalham nos meios de comunicação, e especialmente dos jornalistas católicos; uma autenticidade de vida que não é menos necessária na era digital", prossegue.

A nota do mencionado dicastério afirma também que "a tecnologia, por si só, não pode modificar ou aumentar a credibilidade de um comunicador, nem pode mudar os valores de referência que guiam a comunicação".

Por isso, conclui, "a verdade deve seguir sendo o ponto firme e invariável de referência dos novos meios e do mundo digital, estendendo as fronteiras da informação e do conhecimento. Pode fazer idealmente mais próxima a busca da verdade, que constitui o objetivo fundamental de todos os que trabalham nos meios de comunicação".

A Mensagem na íntegra pode ser vista no site do Vaticano em: http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/messages/youth/documents/hf_ben-xvi_mes_20100806_youth_po.html