Em uma recente mensagem, o Bispo de Ciudad del Este (Paraguai), Dom Rogelio Livieres, alentou a defender a família, base da sociedade e da natureza humana, ante "agressivos grupos minoritários que exercem uma poderosa pressão mediática, econômica e política para mudar a própria definição de família e de matrimônio".

Ao iniciar sua mensagem o Prelado adverte do ataque ao qual é submetida a família e assinala que "todos sabemos pela propaganda que nos chega através dos meios de comunicação que estas minorias estão realizando estas campanhas na maioria de nossos países. Também no Paraguai estão a ponto de mudar leis fundamentais que atentarão contra o que somos como pessoas humanas e como filhos de Deus".

O Bispo explica logo que "a Bíblia, a tradição de todos os povos e o sentido comum nos ensinam que o matrimônio é a união do homem e a mulher. Inclusive a mesma palavra ‘matrimônio’, no antigo latim dos romanos antes que eles fossem cristãos, significa ‘encarregar-se da mãe’ ou ‘proteger a mulher que é mãe’".

"Quer dizer, ‘matris’ e ‘munio’, ‘matri-monio’. O matrimônio, então, é a instituição que protege a mulher para que, ao unir-se a um homem e tornar-se mãe, não fique desamparada junto com seus filhos, que necessitam amparo, manutenção e educação. O matrimônio assegura que nem a mãe nem os filhos possam ser abandonados irresponsavelmente pelo pai".

A seguir Dom Livieres recorda que "é importante que, como sociedade, vivamos de nossa tradição e estejamos abertos ao futuro, respeitando sempre a todas as minorias legítimas. Mas estas minorias não podem agredir os direitos da maioria. Nem tampouco podem as maiorias nem as minorias manipular a natureza humana nem agredir a lei de Deus".

Ante o avanço das uniões homossexuais equiparadas ao matrimônio e a concessão do direito de adoção, o Prelado sublinha que "sem cair em discriminação injusta, não podemos permitir que essas minorias roubem nossa identidade como seres humanos e filhos de Deus. Não podem roubar o que é nosso, e menos ainda os filhos e a sua educação. Que não queiram roubar-nos aquilo que só um homem e uma mulher podem dar com a ajuda de Deus… a vida!"

Finalmente o bispo alenta a apoiar "todas as manifestações públicas legítimas a favor da vida e da família porque é urgente que evitemos que se aprovem leis nos próximos meses que terminarão arruinando a nossa sociedade".