A Conferência Episcopal Boliviana (CEB), expressou sua preocupação pelas notícias de freqüentes linchamentos em diferentes parte do país, que "desprezam o valor sagrado da vida como dom de Deus", e vulneram a dignidade humana, assim como as bases fundamentais da construção da sociedade.

O Episcopado lamentou o recrudescimento deste tipo de práticas, que inclusive procuram justificar "com argumentações insustentáveis e que, em certos casos, raiam na apologia do delito". Do mesmo modo, lamentou que as autoridades não possam acautelar nem sancionar os responsáveis. "A violência e a morte não são solução aos problemas do homem. É necessário considerar que só a racionalidade nas ações humanas permitirá uma sociedade em paz e amor", expressou.

Nesse sentido, disse que além das múltiplas causas que queiram encontrar, a origem deste comportamento é o desterro de Deus da sociedade e das pessoas, e que "induz a falta de referência moral no atuar e o desprezo à vida no coração das pessoas".

"Uma verdadeira democracia não se edifica sobre a morte, deverá ter a capacidade para encontrar alternativas de reabilitação para as pessoas que cometem faltas graves, mas jamais eliminá-los, isso não é ético, nem humano, nem muito menos cristão", advertiu.

A CEB condenou "veementemente estes fatos" e chamou os bolivianos a desterrarem estas práticas desumanas e a redescobrirem "os autênticos valores humanos e cristãos que nascem da fé no Deus da Vida e do Amor".