A Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), chamou os fiéis a continuarem a prestar solidariedade com os danificados pelo passo dos furacões Alex e Karl, que golpearam fortemente uma população que luta por sair adiante.

"A primeira solidariedade nasce e se faz na comunidade e assim o estão fazendo nossos povos", afirmou o Episcopado em um comunicado assinado por Dom Carlos Aguiar e Dom Víctor Rodríguez Gómez, Presidente e Secretário da Conferência Episcopal Mexicana respectivamente.

Entretanto, indicou que "os recursos se tornam insuficientes". "Por isso chamamos todo o povo de Deus a não passar de longe ante a necessidade, mas a fazer-se próximo, organizado na solidariedade", acrescentou ao assinalar que no site o Episcopado está brindando informação de como ajudar as populações afetadas.

"Nosso chamado é urgente e contínuo. Todos os pastores e fiéis da Igreja, devemos estar conscientes que ainda não termina a temporada de furacões e que nossos povos não estão alheios a outros riscos, por isso nossa atitude deve ser previsora e nossa solidariedade não pode ter descanso", indicou.

A CEM exortou a "crescer na consciência de ser uma Igreja Samaritana que encarne no mais profundo de seu coração as necessidades de nossas irmãs e irmãos em desgraça, ver neles o rosto de Cristo Jesus, dando testemunho e serviço como discípulos e missionários que somos dEle”.