O Pontifício Conselho Cor Unum emitiu esta manhã um comunicado sobre a próxima visita do Cardeal Paul Josef Cordes, Presidente desse dicastério, aos Estados Unidos, onde convidado pela "Catholic Charities USA" (organizações de caridade católicas dos EUA) terá uma participação no encontro de Washington de 25 a 29 de setembro por ocasião do primeiro centenário de fundação desse organismo.

O texto assinala que "a intervenção do Cardeal se centrará no enraizamento da fé no compromisso caridoso da Igreja e na necessidade de promover a identidade característica das organizações eclesiásticas, como sublinha a primeira encíclica de Bento XVI, ‘Deus caritas est’".

Em sua mensagem aos participantes, através da carta do Cardeal Secretário de estado ao Cardeal Paul Josef Cordes (de 11 de agosto de 2010), o Papa Bento XVI manifesta o desejo de que este aniversário seja "uma ocasião propícia para agradecer a Deus Todo Poderoso o ter recolhido, como em uma colheita abundante, generosidade, solidariedade e boas obras". O Santo Padre alenta o pessoal que trabalha nas instituições caridosas a "viverem seu trabalho como um testemunho tangível da fé em Cristo".

Durante sua estadia nos Estados Unidos, o Cardeal Cordes participará de diversos eventos sobre a caridade católica, a doutrina social em Nova Iorque e Newark, e nas dioceses da província eclesiástica de Connecticut.

Catholic Charities USA, com mais de 1.700 agências e instituições que operam em nível diocesano, oferece cada ano um apoio vital a mais de 9 milhões de pessoas, pertencentes a qualquer contexto religioso, social e econômico.