O coordenador do Movimento Cristão Liberação (MCL), Oswaldo Payá Sardiñas, pediu ao Parlamento Europeu e à Comissão Européia, apoiar o Projeto Varela ante a indiferença do Governo comunista que não realiza as mudanças que "o povo cubano pede".

"Mudanças são direitos e esses direitos faltam em Cuba, onde ainda muitos são perseguidos por promover os direitos dos cubanos e também são encarcerados por causa disto", expressou em um escrito dirigido ao euro-deputado espanhol Carlos Iturgaiz.

O texto recordou que em sua "Posição Comum Européia" afirma-se que "o objetivo da União Européia em suas relações com Cuba é favorecer um processo de transição para uma democracia pluralista e o respeito aos direitos humanos e liberdades fundamentais, assim como uma recuperação e melhoras sustentáveis do nível de vida do povo cubano".

"É muito possível que a transição seja pacífica se o regime atual iniciá-la por si mesmo ou tornar possível este processo. A política da União Européia não contempla a aplicação de medidas coercitivas que tenham por efeito aumentar as dificuldades econômicas do povo cubano", acrescenta.

Entretanto, Payá adverte que o Governo de Cuba não inicia as mudanças que o povo quer, por isso os chamou a serem conseqüentes com sua "posição comum" apoiando o Projeto Varela e outras iniciativas cívicas. "São essas iniciativas as que vocês devem apoiar, sendo conseqüentes com essa posição comum, para que também seja uma conduta comum", afirmou.

"A maioria dos cubanos não conhece que a Posição Comum Européia apóia seus direitos e as mudanças pacíficas que os próprios cubanos querem e necessitamos e que devemos realizar por nós mesmos", expressou o líder do MCL.