O Arcebispo de Madrid, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela, convidou os jovens a participarem da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada nesta cidade, porque é uma oportunidade para viver o chamado à santidade feito a todo cristão.

"Ao começo deste novo curso pastoral, que vai conduzir à JMJ 2011, a Igreja nos recorda de forma muito concreta e viva que um traço essencial da existência e da vida cristãs é a vocação universal à santidade", expressou o Cardeal em seu breve discurso semanal.

Ele recordou que o propósito do Papa Bento XVI para este evento é que os jovens católicos se arrisquem a edificar-se em Cristo, apesar de que segui-lo não é fácil. "Não se desanimem, procurem por outro lado o apoio da comunidade cristã, o apoio da Igreja", afirmou.

O Cardeal Rouco explicou que é um costume que as JMJ sejam confiadas ao patrocínio de "Santos" do país que as organiza. No caso da Espanha, disse, estão São Isidro e Santa Maria de La Cabeza; São Ignácio de Loyola e São Francisco Xavier; Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz; São João D’Ávila, São Rafael Arnáiz; a Virgem da Almudena e a peruana Santa Rosa de Lima.

"Na história da Igreja, a mais longínqua e a mais próxima, o pecado causou manchas às vezes muito gravemente na conduta de seus filhos e de suas filhas, mas abundou muito mais o seu Sim heróico e contente ao fiel e heróico seguimento de Cristo: a resposta conseqüente à vocação à santidade", afirmou.