O Arcebispado de Valência anunciou, através de um comunicado, a retirada de "todos os ministérios pastorais" um sacerdote de 39 anos denunciado por supostos abusos sexuais contra adolescentes. O texto assinala também que foi pedido que se afastasse da comunidade à qual servia e sua saída da Universidade Católica de Valência São Vicente Mártir.

Conforme informa a imprensa local, o sacerdote era pároco de um município de Ribera Alta e foi detido pelo Guarda Civil como suposto autor de abusos sexuais cometidos contra pelo menos duas crianças, de 13 e 14 anos. Foi denunciado pelos familiares das vítimas no posto da Guarda Civil da localidade onde estava sua paróquia. O periódico assinala que o presbítero admitiu os fatos ante os investigadores do caso. Depois de declarar no tribunal, ficou livre dos cargos.

O comunicado do Arcebispado de Valência precisa que "seguiram-se todas as indicações que o Santo Padre, através da Congregação para a Doutrina da Fé, dispôs para estes casos".

Finalmente, o texto indica que o Arcebispo de Valência, Dom Carlos Osoro, "sente profundamente os fatos denunciados, que nos envergonham e humilham, e mostra sua confiança em sua pronta resolução ante os tribunais de Justiça. Ao mesmo tempo, expressa sua total disposição a prestar a ajuda que seja necessária aos afetados e suas famílias".