A comissão autonômica para a visita do Papa Bento XVI à Região da Galícia, deu o visto bom a uma fotografia do pontífice saudando, com o lema "Galicia, Camiño dou Papa", como a imagem escolhida para promover o evento.

Por outra parte, a comissão, que se reuniu esta segunda-feira, afirmou que, uma semana após abrir o prazo para que os jornalistas se cadastrassem, 500 profissionais confirmaram sua assistência. O Centro Internacional de Imprensa estará instalado no Palácio de Congressos e nele se espera a presença de mil repórteres.

Além disso, a comissão ultimou os detalhes da organização do dispositivo, como a colocação de cadeiras na Praza dou Obradoiro e a definição do programa cultural. Em concreto, neste lugar se incluirão concertos, exposições e um ciclo de conferências que terão início em torno do 6 de novembro nas cidades galegas.

Neste sentido, o diretor geral do setor “Emerxencias e Interior”, Santiago Villanueva, aproveitou o encontro para informar de sua visita a Londres, convidado pela New Scotland Yard, para conhecer 'in situ' o dispositivo que habilitou o Governo britânico para a recente visita do Bento XVI.

Do mesmo modo, a ‘Xunta’ (a prefeitura da Galícia) calculou que haverá 300 voluntários da Arquidiocese, distribuídos pela Praza dá Quintana, o Obradoiro e a Catedral. A Direção Geral de Voluntariado contará com 200 pessoas que darão apoio e informação ao público que comparece à visita; enquanto que a Defesa Civil planeja um dispositivo de outros 300 voluntários, que emprenderão tarefas sanitárias, de alerta e apoio.