O Papa Bento XVI recebeu esta manhã a um grupo de vítimas de abusos sexuais cometidos por alguns membros do clero. Rezou com eles, comoveu-se por seus testemunhos e lhes assegurou que a Igreja segue trabalhando para assegurar o bem-estar dos meninos e jovens.

Em um comunicado divulgado pelo Escritório de Imprensa da Santa Sé se destaca que o Santo Padre expressou às vítimas e seus familiares "profundo pesar e vergonha" por estes abusos e os assegurou que o caminho para sanar estas feridas é o da reconciliação que outorgue "serenidade e esperança para o futuro".

O texto também assinala que o Papa indicou que a Igreja Católica está trabalhando em conjunto com as autoridades civis para levar ante a justiça aos acusados "destes crimes horrendos".

Em roda de imprensa no Queen Elizabeth II Conference Hall, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi respondeu, à pergunta de um dos jornalistas que vinculou as vítimas de abusos sexuais ao martírio, citando uma passagem da homilia da Missa do Papa desta manhã: "não acredito que esse seja o sentido da homilia. O sangue de Cristo e a cruz têm uma mensagem de esperança e confiança para todos aqueles que sofrem problemas e vivem a experiência do sofrimento".

O sacerdote disse ademais que "o problema das vítimas é obviamente distinto, mas é certo que têm a experiência de um grande sofrimento. Neste sentido, também, a cruz é uma mensagem para todo aquele que sofre, também para as vítimas, na esperança de encontrar o caminho à reconciliação, à renovação e à vida nova".

"Mas –concluiu– não acredito que exista um paralelo ou uma conexão entre o martírio e as vítimas (de abusos sexuais), isto é diferente".