O teólogo da Universidade de Navarra, Pablo Blanco, afirmou que a viagem do Papa Bento XVI a Reino Unido é "uma visita valente" onde a beatificação do Cardeal John Henry Newman "poderia ser um sinal de unidade entre anglicanos e católicos".

O catedrático destacou que o atual Papa "é um alemão que visita um país (Reino Unido), que lutou em duas guerras contra Alemanha no século XX. Além disso, a ambigüidade sobre o Papado é parte do código genético desta nação".

"Tampouco devemos esquecer o escândalo dos sacerdotes pedófilos ou o mal-estar criado pela declaração de alguns anglicanos de querer entrar em plena comunhão com a Igreja Católica. Todos estes fatores fazem que se trate de uma visita valente", afirmou.

Blanco recordou que o principal objetivo da visita é a beatificação do Cardeal Newman, um intelectual anglicano converso ao catolicismo. Indicou que este acontecimento poderia ser "um sinal de unidade entre anglicanos e católicos, pois Newman é um gigante para ambas as igrejas".

Nesse sentido, explicou que Bento XVI ressalta a "a grande contribuição do Cardeal Newman: a primazia que dá à consciência. Para ele não havia contradição entre obediência à doutrina e seguir a própria consciência; talvez por isso resultou muito polêmico em seu momento".

Com respeito ao cristianismo na vida do Reino Unido, assinalou que uma recente pesquisa mostra que "67 por cento dos adultos considera que a sociedade britânica deve conservar sua cultura cristã, e só 8 por cento se opõe a esta idéia. Isto indica que tanto anglicanos e católicos, desejam intensamente que a Inglaterra, Escócia e Gales mantenham a identidade cristã que teve sempre".

Blanco, que em breve publicará (em espanhol) seu livro "Bento XVI, o Papa alemão", assinalou que "o prestígio dos católicos aumentou nos últimos tempos no Reino Unido e a visita pode reforçar a imagem estável, aberta e de colaboração que oferecem na atualidade".