O Primeiro Ministro britânico, David Cameron, ofereceu calorosas boas-vindas antecipadas ao Papa Bento XVI através de uma vídeo-mensagem difundida a poucas horas da chegada do Pontífice ao Reino Unido.

Na mensagem, Cameron oferece ao Santo Padre "umas muito calorosas boas-vindas à Grã-Bretanha nesta incrivelmente importante e histórica" excursão e recorda que se trata da primeira visita papal oficial a estas terras. Em efeito, embora Bento XVI seja o segundo Papa em visitar a Inglaterra, é o primeiro Pontífice que chega em visita oficial, pois a visita de João Paulo II em 1982 teve um caráter exclusivamente pastoral.

Para Cameron "estes serão quatro dias muito especiais, não só para os seis milhões de católicos mas também para muitas pessoas de fé em toda Grã-Bretanha e para muitos outros milhões em todo mundo".

Esta visita "é uma oportunidade única para celebrar a enorme contribuição que todas nossas comunidades de fé dão à nossa sociedade e assim celebrar seu papel na construção de uma sociedade maior que deve ir mais adiante do materialismo", acrescenta Cameron.

"A irmandade e a solidariedade que nos unem não são só valores cristãos mas britânicos. Valores que entesouramos em nossa sociedade, por parte de pessoas de fé e de quem não a professa", prossegue.

Depois de reconhecer que não todos estarão de acordo com o que o Papa Bento XVI diga, Cameron sustenta que "isto não deve impedir que reconheçamos que a mensagem do Papa pode nos ajudar ao desafiar-nos a como melhorar a sociedade e sobre como nos tratamos mutuamente".

Logo depois de assinalar que a Santa Sé é um importante aliado em diversas tarefas fundamentais como a luta contra a pobreza e a paz mundial, o Primeiro Ministro alenta a trabalhar "pelo bem comum aqui na Grã-Bretanha e com nossos companheiros no exterior".

Bento XVI chegará esta quinta-feira 16 de setembro a Edimburgo, Escócia, e logo visitará Glasgow e finalmente chegará a Londres onde este domingo 19 de setembro beatificará o Cardeal John Henry Newman, o mais célebre converso do anglicanismo.

Para ver o vídeo de Cameron (em inglês) ingresse em: http://www.youtube.com/watch?v=P9AjDd6Ws9A