A filial da Cáritas na Arquidiocese do México desenvolve o programa integral "Ama a Vida" para apoiar as pessoas que sofrem de vícios, especialmente crianças e jovens.

"Ama a Vida", é uma instituição que forma parte da Rede das Cáritas Arquidiocesanas do México, nascida em 1991 como uma comunidade terapêutica para dependentes de drogas, na qual se atende as pessoas com problemas de vício, sem importar sexo ou idade.

A organização, que atualmente conta com as modalidades de trabalho residencial, semi-residencial e ambulatório, atende a 60 pacientes e seus familiares, que também participam ativamente no programa.

A psicóloga Socorro Colín, membro de "Ama a Vida" assinalou que "buscamos de brindar a eles as ferramentas para que façam um projeto de vida, pois geralmente nos chegam jovens sem hábitos, sem estudos, sem trabalho e com excesso de tempo livre. Por isso lhes oferecemos oficinas para que aprendam um ofício ou que retomem seus estudos".

Como parte das atividades no centro de reabilitação se realiza uma oficina de espiritualidade através do qual o Pe. Rafael de Jesus Rocha ensina -às pessoas que se encontram em recuperação- o sentido da vida mediante a prática de valores como a honestidade, a verdade, a liberdade, a justiça e o perdão.

A Procuradoria Geral da República revelou que o consumo entre os jovens mexicanos cresceu em 127 por cento nos últimos três anos. No caso de "Ama a Vida", a psicóloga Colín destacou que inclusive atendem meninos de 11 e 12 anos de idade, entre os quais é freqüente o consumo de solventes. 

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos: