O quádruplo medalhista paraolímpico Enrique Sánchez-Guijo aproveitou sua participação como pregoeiro durante as festas patronais da cidade de Salamanca, na sua natal Espanha, para pedir à Virgem que "proteja o direito à vida, inerente a todo ser humano, desde o principio até fim" neste país.

Sánchez-Guijo, que participou dos Jogos Paraolímpicos de Barcelona ‘92, Atlanta ‘96 e Sidney 2000, afirmou ante os participantes da festa que junto ao direito à vida deve respeitar-se também "o direito a viver em liberdade, desterrando todo tipo de terrorismo e opressão".

O ex-atleta participou da Missa em honra à Padroeira na catedral de Salamanca, onde se pediu pelas famílias espanholas.

Enrique Sánchez-Guijo é natural de Béjar, na Espanha. Nos torneios paraolímpicos obteve três medalhas de ouro e o recorde mundial dos duzentos metros planos.

Também ganhou o ouro nos campeonatos europeus de atletismo de 1993, 1995 e 1997; assim como as medalhas de prata e bronze nos mundiais de atletismo de 1994 e 1998.

Em 2006 recebeu a Medalha de Ouro ao Mérito Esportivo e em 1995 foi distinto com a Cruz de Prata da Real Ordem da Solidariedade Social.