O Arcebispo de Oviedo, Dom. Carlos Osoro, comentou as recentes palavras do Papa João Paulo II aos bispos espanhóis e concordou em advertir os riscos do laicismo para a liberdade religiosa.

Dom. Osoro descartou as alegações por escrito de quem sustenta que o Pontífice falou de uma intimidação contra a Igreja e explicou que o Papa sim “alertou” sobre o laicismo, “essa ideologia que leva a restrição da liberdade religiosa ao apresentar-se como a única voz da racionalidade”.

Segundo o Arcebispo, neste momento histórico “o humanismo integral é o mais necessário de anunciar” e a liberdade religiosa “não se pode cercear”, como tampouco silenciar “sem privar ao homem de algo fundamental que pertence à essência do ser humano”.

O Arcebispo também recordou o direito dos jovens “a serem educados na fé”, porque uma “educação integral não pode prescindir do ensino religioso”.

Segundo o Prelado, a Igreja não deve cessar em seus esforços com os adolescentes, que “precisam conhecer  Jesus Cristo” e saber onde está o caminho do ser humano.