Em uma decisão que indignou  muitos habitantes, a rede de televisão italiana CanalJimmy decidiu transmitir uma série de desenhos animados, originalmente desprezada pela BBC, que zombra do Papa João Paulo II e do Vaticano.

Os desenhos animados, que irão ao ar com nome de Holy Smoke (Santa Fumaça), –originalmente Popetown (Cidade do Papa)– mostram a um Papa juvenil que vai saltando pelo Vaticano em um “tubo saltitante” incomodando os cardeais que encontra pela frente.

Inicialmente, a rede britânica anunciou que o programa seria transmitido em novembro de 2002, mas cancelou a série depois que  seis mil cidadãos exigiram sua retirada.

O Bispo de Porsmouth e porta-voz da Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales, Dom. Roger Francis Crispan Hollis, declarou em setembro do ano passado que “qualquer tentativa de diminuir ou agredir o status (do Santo Padre) de Líder da Igreja Católica é totalmente inaceitável e não só para os católicos”.

A rede italiana, por sua vez, mostra-se despreocupada pelo debate gerado pela série e declarou, por meio de um de seus porta-vozes, que “este é um canal bastante alternativo. De fato, esperamos que exista um pouquinho de polêmica  para que possamos captar a atenção do público”.

CanalJimmy transmitirá a série de dez capítulos na Itália, país  em que 90 por cento da população é católica.