O presidente do Foro Espanhol da Família (FEF), Benigno Blanco, acusou o Governo de "animar à promiscuidade" nos colégios com o manual 'Ganhar saúde na escola' que apresentaram os ministério de Educação e Sanidade e que incorpora um capítulo sobre educação sexual.

Assim, em declarações à agência Europa Press, Blanco denunciou que o Poder Executivo "engana os jovens com propaganda sobre o preservativo". O governo "anuncia a eles um sexo seguro que não existe, anima à promiscuidade sexual e aumentam o número de gravidezes e abortos. É um engano desde o ponto de vista sanitário", sentenciou.

O presidente do FEF também acusou o governo espanhol de "violar o direitos dos pais de educar os seus filhos segundo suas convicções" e criticou-o por não perceber que na sociedade "existem distintas concepções morais e ideológicas sobre a sexualidade e que este não tem direito a impor nem a sugerir nenhuma delas na escola".

Em sua opinião, a educação sexual compete ao direito dos pais à educação e, por isso, as administrações públicas não devem optar por uma opção em concreto, nem a visão cristã deste assunto.

Contudo, acrescentou que a postura do Governo é "totalitária, violadora do pluralismo ideológico e religioso e violadora do direito dos pais a educar os seus filhos segundo suas convicções".