Ao meio-dia deste domingo milhares de fiéis e peregrinos se encontraram na Praça Central de Castel Gandolfo para rezar o Ângelus dominical com o Papa Bento XVI, quem em suas já tradicionais palavras introduções explicou que o bem verdadeiro para qualquer ser humano é o estar perto a Cristo.

“O Senhor insiste sobre um ponto decisivo que é o da humildade –disse o Pontífice comentando o Evangelho de hoje-: ‘quem se exalte será humilhado, e quem se humilhe exaltado’. Esta parábola, em um significado mais profundo, faz pensar também na posição do homem em relação a Deus. O ‘último lugar’ pode em efeito representar a condição da humanidade degradadas pelo pecado, condição da qual só a encarnação do Filho Unigênito pode resgatá-la”.

O Santo Padre insistiu sobre o fato que “Cristo mesmo tomou o último lugar no mundo –a cruz- e justamente com esta humildade radical nos redimiu e constantemente nos ajuda”.

Continuando com a explicação da parábola, ressaltou o convite do Jesus ao chefe dos fariseus a “não convidar à sua mesa a amigos, parentes ou ricos vizinhos, mas as pessoas mais pobres e marginadas, que não têm modo de dar algo em troca, de modo que o dom seja gratuito”, pois “a verdadeira recompensa será dada por Deus”. Mais uma vez, portanto, - disse o Santo Padre - olhamos para Cristo como modelo de humildade e de gratuidade: d’Ele aprendemos a paciência nas tentações, a mansidão nas ofensas, a obediência a Deus na dor, esperando que Aquele que nos convidou nos diga: ‘Amigo, vem mais perto!’; o verdadeiro bem, de fato, é ficar perto d’Ele”.

Mais adiante citou umas palavras de São Luis IX, rei da França, contidas em seu Testamento espiritual: “Se o Senhor vos concede algum tipo de prosperidade, não só deverás agradecê-la humildemente, mas olhai bem para não piorardes por vangloria ou em qualquer outro modo, estai atentos a não entrardes em contraste com Deus ou ofendê-lo com seus mesmos dons”.

Também recordou o martírio de São João Batista “o maior entre os profetas de Cristo, que soube negar-se a si mesmo para dar espaço ao Salvador, e sofreu e morreu pela verdade. Peçamos-lhe e à Virgem Maria que nos guie pelo caminho da humildade, para sermos dignos da recompensa divina”.

Em seguidao Papa rezou o Ângelus, saudou os presentes em diversos idiomas, e repartiu sua Bênção Apostólica.