A menos de um ano da Jornada Mundial da Juventude de Madrid (JMJ), jovens de diversos países da América Latina desdobram iniciativas criativas para arrecadar o dinheiro necessário e estar presentes na entrevista.

Conforme informam os organizadores da JMJ Madrid 2011, em Medelim, na Colômbia, jovens amigas como Karen, Paulina e Nataly vendem bolos, salpicões e os típicos tamales; além disso, preparam cafés da manhã em sua paróquia.

“Depois da JMJ de Sidney, vimos um vídeo no que o Papa anunciava que a próxima JMJ teria lugar em Madrid”, relata Karen. “Isso nos encheu de emoção e pedimos ao Senhor que nos concedesse estar”, afirmou.

Também na Colômbia, Deissy e seus amigos vendem almoços em sua cidade natal de Cundinamarca. Além disso realizam a chamada “Marcha dos ovos”, na qual os jovens visitam as casas do bairro “para pedir que nos dêem ovos de presente para depois vendê-los”.

Em Brasília, muitos jovens também se determinaram a viajar à JMJ e não medem esforços para realizar vendas ou outros tipos de trabalhos com tal de arrecadar o dinheiro necessário. “Estamos fazendo de tudo”, afirmou a jovem Leda.

Na cidade peruana da Arequipa, grupos de jovens iniciaram a venda de chaveiros confeccionados por eles mesmos, assim como separadores de Bíblias e livros com imagens religiosas.

A maioria destes jovens coincide em assinalar que a viagem à Espanha começa no momento em que se põem em marcha estas atividades. Estas são só algumas idéia, mas há muitas outras que abrirão aos jovens o caminho para Madrid.